Eliane Guedes Atelier

Sejam bem vindos ao meu blog.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Coluna Eliane/Reflexão sobre o artesanato local





 
 
 

 
 
Ola,
Quando realizamos o que gostamos de fazer, e o fazemos com a plena consciência de estarmos fazendo o Bem, isto nos leva a sublimação dos sentimentos e da realização plena de nossa arte.
Falar de artesanato é um imenso prazer, porque falo de minha arte e de que como sou previlegiada por fazer o que mais gosto.Sou uma artista plástica que optou pelo artesanato. Sou uma ARTESÃ.
Enfim, o artesanato, ainda nos dias atuais, por muita gente, por incrível que pareça não é visto como uma arte. Em nossa região temos artistas artesãos de altíssima qualidade e que normalmente não são vistos por quem só vê a própria arte. Nós da Casa Atelier, demos o exemplo, homenagiamos diversos artistas plásticos e de outros segmentos culturais, por que a cultura e a arte se fundem quando queremos ver e ouvir o Belo, sem discriminações.
Não é o que acontece muitas vezes em nossa região. É certo que devemos separar o joio do trigo, que nem todos que cortam ou colam , são artesãos. A diferença e de quem faz artesanato para o artesão, é que este elabora suas peças com alma, deixando como a brisa, suas inspirações, transformando suas peças em verdadeiras obras de arte. Estes são ARTESÃOS, os demais quando muito fazem artesanato.
O posicionamento firme em defesa da nossa arte, não é somente para ocupar um espaço público, para a venda, mais é acima de tudo pela valorização da própria arte, das peças feitas com esmero e criatividade.
Este é o verdadeiro caminho para o perfil do artesanato em nossa região.
Devemos buscar, não pseudo- líderes  ou lideranças, mais  o melhor para nossa arte. Com isto ganharemos o respeito de outros segmentos, dos gestores da cultura e da população de uma forma geral. Como podem pedir o respeito das autoridades, se  continuarem trocando os pés pelas mãos,  e não se posicionarem como artistas de valor, mais como total dependente das decisões das instituições públicas.
Por que não se unirem e organizarem feiras e outras atividades mostrando a independência cultural de suas manifestações artísticas além de lutarem  por seus espaços?
Fizemos assim e hoje temos o respeito que muitos gostariam de ter, Sou artesã sim, porque crio, transformo peças simples em obras de arte, que quem conhece, sabe apreciar. Sou uma artista, sou artesã e o respeito é inerente, porque todos e principalmente os demais artistas, sabem respeitar quem faz arte de verdade.
Dignidade ao Artesão Respeito à Cultura.

Eliane Guedes
Programa Gente Que Faz - Espaço Cultural - Cabo Frio
Entrevista com Nininha Dantas -coordenadora do espaço - e Reynaldo Kaó - artista plástico .

Gente que Faz Espaço Cultural...http://www.youtube.com/watch?v=XSjCN8MElg8&feature=youtu.be

Gente que Faz Espaço Cultural...
www.youtube.com
 
 
Gente que Faz Espaço Cultural...
www.youtube.com

Visite nosso Blog, torne-se membro do Grupo Artesãos de Cabo Frio.
Blog WWW.elianeguedesatelier.blogspot.com.br
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá me chamo denise sou artesa e amo esssa cidade cabo frio, e gostaria de fazer parte deste grupo como faço?meu email.
    joiararaartesanatos@hotmail.com

    ResponderExcluir